
Pra quem não sabe, a amiguinha aqui tem um transtorno neurobiológico, de causas genéticas conhecido como TDAH, que desde a década de 80 começou a ser diagnosicado. Antes disso, pessoas que, como eu, eram aceleradas, impulsivas e "aéreas" tinham várias denominações. Carregando consigo títulos de desatento, sem controle, esquecidodos e etc.
Quadro clínico
Os adultos com TDAH costumam ter dificuldade de organizar e planejar suas atividades do dia a dia. Por exemplo, pode ser difícil para uma pessoa com TDAH determinar o que é mais importante dentre muitas coisas que tem para fazer, escolher o que vai fazer primeiro e o que pode deixar para depois. Em conseqüência disso, quem TDAH fica muito “estressado” quando se vê sobrecarregado (e é muito comum que se sobrecarregue com freqüência, uma vez que assume vários compromissos diferentes), pois não sabe por onde começar e tem medo de não conseguir dar conta de tudo. Os indivíduos com TDAH acabam deixando trabalhos pela metade, interrompem no meio o que estão fazendo e começam outra coisa, só voltando ao trabalho anterior bem mais tarde do que o pretendido ou então se esquecendo dele.
Existem vários testes que auxiliam no diagnóstico de um TDAH, claro que ir a um especialista é fundamental. Mas caso fiquem curiosos, aqui vai um teste online pra iniciar o interesse
http://www.inpaonline.com.br/testes/tdah.htm
Sim, existe tratamento! E o mais interessante: funciona! É muito ratificante reparar que tudo aquilo que antes ficava no plano das idéias passa a ser fato. Concretizar projetos, prestar atenção em aulas, e conseguir ter 5 minutos de paciencia me estimulam cada vez mais a seguir a diante com o tratamento!!!!
Referências:
http://www.tdah.org.br/oque01.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário