domingo, 30 de janeiro de 2011

Engenharia Elétrica...Quem disse que não valeria a pena?


E quem diria? Há 6 anos atrás eu decidi fazer o curso de engenharia elétrica. Alguns assustaram, perguntaram porque, fizeram especulações e tal. Passou-se um ano e eu entrei na Universidade Federal de Goiás, em 11° lugar, totalmente disposta a peitar o curso. Eu sabia do que se tratava? Não mesmo! Escolhi o curso com o seguinte pensamento: " Sou muito boa em contas, amo física... logo serei engenheira! Mas qual engenharia? Computação? Não mesmo! Civil? Deus que me livre... muito comum! Já sei... vou fazer elétrica!" Pra uma moça de 16 anos o argumento era absurdamente válido e consistente... e lá fui eu!
Pela primeira vez na minha vida eu reprovei! Logo eu? Tão inteligente... Mas a farra, a alegria de uma suposta indepencia por estar na faculdade não deixou me abalar muito. O tempo foi passano, descobri uma matemática que eu nem sonhava que existia, meu raciocínio foi ficando cada vez mais rápido e crítico.
Mas nem tudo são flores! Por problemas diversos comecei a bombar mais do que o padrão, simplesmente não conseguia entender o que os professores diziam! Eu achava tudo muito interessante, mas nada entrava na minha cabeça. Pela primeira vez em minha vida eu tive a certeza que eu não iria conseguir. E foi doído! Eu fracassei e não conseguia admitir que aquilo não me pertencia.
Tranquei meu curso com a certeza de que não tinha mais certeza de nada. Eu precisava escolher um rumo pra trilhar. Foram várias noites em claro, pensando, chorando, entrando em contato com uma Valesca totalmente diferente da que entrou na faculdade alguns anos atrás. Essa Valesca que surgiu era triste, melancolica, e o pior de tudo, ela não tinha mais esperanças.
Mas lá no fundinho, a Valesca de sempre [que é muito da espertinha] estava ali pra ajudar. É muito bom parar pra pensar!
Parei, pensei, muito. E depois de elaborar o plano perfeito voltei pra Universidade.
E como foi bom! Passei a amar um lugar que me trazia angústias e lembranças ruins! Descobri que eu realmente poderia criar amizades sólidas ali dentro, ajudei muita gente, fui ajudada. E estudei... menino como eu estudei o ano passado! Só no último semestre foram 10 matérias, que seguindo o meu algoritmo de estudo eu passei.
Virei várias madrugas, chegou um ponto de eu querer matar o primeiro ser vivente que passasse na minha frente! Esse último ano, entrei em matérias realmente interessantes, aprendi tanta coisa que achei que minha cabeça fosse explodir! Quis matar professores e colegas, saí gritando no meio da faculdade quando passei em transmissão de energia sem a última prova. E o mais lindo, fui aprovada para o estágio aqui no ISEP em Porto!
Viajar pra um país completamente diferente, conhecer pessoas, comidas, hábitos e aprender muito de engenharia! Mas muito mesmo! A quantidade de conhecimento que tem adquirido em tão pouco tempo é de assustar! Criei novas ambições, descobri que alguns paradigmas que tinha eram apenas falta do que fazer.
Hoje eu acordei muito feliz! Muito mesmo! MEu plano deu certo! Hoje, eu sou a estudante de engenharia que eu sempre quis ser. Hoje eu morro de orgulho de mim, aquele mesmo orgulho que eu carregava qnd entrei na faculdade! Eu bato no peito e falo pro mundo inteiro "Eu vou ser uma engenheira e das melhores do mercado!". Pq hj é real, é papavel! Estou muito emocionada escrevendo, de verdade. E agora eu choro de alegria, muita alegria mesmo...
Algumas pessoas passam pela vida correndo tanto, que não tem tempo de parar, admirar seus próprios feitos, se orgulhar de si. É muito mais gostoso, quando o seu trabalho bem feito é elogiado por vc mesmo. Experimentem isso!
Pois bem, aqui foi um pouquinho da minha história! Foi bom desabafar com vcs...hehehehe
Agora, desculpem... Mas eu preciso estudar! :P

4 comentários:

  1. Amiga que mara seu texto... que vc seja muito feliz na sua profissão, mas não esqueça seus momentos de angústia, suas amizades e os verdadeiros valores... HUMILDADE SEMPRE, FALOU BROTHER (aff não sabia desse meu lado mina)!!

    ResponderExcluir
  2. Amiga, é dificil ser humilde quando todos os outros são piores que vc!!! aiuhaiuhaiuahiahiua
    Brincadeirinha!
    Jamais me esquecerei, foram aqueles momentos que me fizeram a Valesca de hj, foram meus verdadeiros amigos que me apoiaram [vc ta neles], e tentarei ao máximo ser humilde...eu juro!!! =D
    Amo vc querida!

    ResponderExcluir
  3. Valescón, que bom ler esse post!
    Que essa viagem tá te dando oportunidades de reflexões boas.
    E, como você mesmo parece já ter experimentado, a maior viajem que fazemos é pra dentro de nós mesmos, não é?

    Um abreijo querida, "arrebenta"! :-D

    ResponderExcluir
  4. mto bom. Já eu cometi decisões ruins. Vivi em postura de repelência da realidade, buscava ideais.. ideais que persegui mas acabei não alcançando.. antes tivesse aproveitado a estrutura da minha realidade... Otimo texto... me identifiquei.

    ResponderExcluir